Um dos desafios do Projeto Eco-escolas passava pela construção de uma horta Biológica. Em Conselho Eco-Escolas decidiu-se construir uma horta vertical, com plantas diversificadas. Fizemos uma valiosa parceria com o Projeto Ilídio Pinho, a que a Escola também tinha concorrido e pusemos mãos à obra! As docentes responsáveis por este último projeto, Sónia Barreiras e Paula Pinto, pretendiam construir uma "Casa Ecologicamente Sustentável" onde estaria uma réplica da horta vertical, a construir depois na escola.
Para tal, desenvolveu-se uma
iniciativa de recolha de garrafas PET, em que toda a comunidade escolar esteve
envolvida e onde foram premiados aqueles que mais contribuíram. Procedeu-se
depois ao estudo da melhor solução para que uma simples garrafa se tornasse num
vaso de cultivo de plantas. Optou-se, por duas soluções perfeitamente
viáveis:
- Uma fixa: terliças que podem ser colocadas em pérgulas ou varandas e que podem proporcionar sombreamento de determinados locais da casa. Nestas poderão ser colocadas um conjunto de garrafas suspensas , que terão a vantagem de em pouco espaço poderem reunir uma verdadeira horta de cultivo de plantas comestíveis.
- Uma móvel: conjunto de vasos com plantas de cultivo que pode ser movida consoante a orientação solar.
Foram feitas várias tentativas no
sentido de descobrir o melhor substrato para as plantas que cultivamos e
encontramos a melhor forma de irrigação para o local em questão. Assim,
experimentamos o substrato normal, vulgarmente usado e com rega pela parte
superior; um substrato de gel, misturado com uma solução KNOP para plantas; e
um substrato misturado com um pouco de serrim de madeira e colocado sobre bolas
de argila expandida, com pequenos fios de lã ou tecido para que a água pudesse subir, através deles para
a planta. Esta última solução foi a que se revelou mais eficaz. Com o decorrer
do tempo reparamos que os reservatórios das garrafas que continham água (com
solução KNOP, que os alunos prepararam em laboratório) e porque estavam
expostos à luz, ganhavam facilmente algas. Desta forma começamos então a pintar
estes “reservatórios”, na tentativa de resolver o nosso problema.
1- Cartaz para incentivar a recolha de garrafas PET
2 - Preparação das garrafas PET
3- Primeiras plantações:
4 - Colocação nos espaços da escola
5- Novas vaseiras pintadas para impedir a entrada de luz e o aparecimento de fungos
Muito obrigada pelo empenho de todos! Muito obrigada à docente Dores Sendão por toda a colaboração e disponibilidade.
Alunos do Projeto Ilídio Pinho: Diana
Pinto, Pedro Pereira (9ºA); Adriana Sousa, Ana Monteiro, Luís Moreira, Mário
Pacheco (9ºB); Daniel Almeida, Pedro Pacheco, Tânia Ribeiro (9ºC); Inês
Ribeiro, Luís Morais e Sofia Gomes (9ºD).
Docentes responsáveis pelo projeto: Sónia Barreiras, Paula Pinto, Susana
Gouveia,
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