segunda-feira, 15 de junho de 2015

Hortas Bio

Um dos desafios do Projeto Eco-escolas passava pela construção de uma horta Biológica. Em Conselho Eco-Escolas decidiu-se construir uma horta vertical, com plantas diversificadas. Fizemos uma valiosa parceria com o Projeto Ilídio Pinho, a que a Escola também tinha concorrido e pusemos mãos à obra! As docentes responsáveis por este último projeto, Sónia Barreiras e Paula Pinto, pretendiam construir uma "Casa Ecologicamente Sustentável" onde estaria uma réplica da horta vertical, a construir depois na escola.
Para tal, desenvolveu-se uma iniciativa de recolha de garrafas PET, em que toda a comunidade escolar esteve envolvida e onde foram premiados aqueles que mais contribuíram. Procedeu-se depois ao estudo da melhor solução para que uma simples garrafa se tornasse num vaso de cultivo de plantas. Optou-se, por duas soluções perfeitamente viáveis:
  • Uma fixa: terliças que podem ser colocadas em pérgulas ou varandas e que podem proporcionar sombreamento de determinados locais da casa. Nestas poderão ser colocadas um conjunto de garrafas suspensas , que terão a vantagem de em pouco espaço poderem reunir uma verdadeira horta de cultivo de plantas comestíveis.
  • Uma móvel: conjunto de vasos com plantas de cultivo que pode ser movida consoante a orientação solar.

Foram feitas várias tentativas no sentido de descobrir o melhor substrato para as plantas que cultivamos e encontramos a melhor forma de irrigação para o local em questão. Assim, experimentamos o substrato normal, vulgarmente usado e com rega pela parte superior; um substrato de gel, misturado com uma solução KNOP para plantas; e um substrato misturado com um pouco de serrim de madeira e colocado sobre bolas de argila expandida, com pequenos fios de lã ou tecido para  que a água pudesse subir, através deles para a planta. Esta última solução foi a que se revelou mais eficaz. Com o decorrer do tempo reparamos que os reservatórios das garrafas que continham água (com solução KNOP, que os alunos prepararam em laboratório) e porque estavam expostos à luz, ganhavam facilmente algas. Desta forma começamos então a pintar estes “reservatórios”, na tentativa de resolver o nosso problema.

1- Cartaz para incentivar a recolha de garrafas PET
 
2 - Preparação das garrafas PET
 

 

 


 
3- Primeiras plantações:
 

 

 
 



4 - Colocação nos espaços da escola








5- Novas vaseiras pintadas para impedir a entrada de luz e o aparecimento de fungos




Muito obrigada pelo empenho de todos! Muito obrigada à docente Dores Sendão por toda a colaboração e disponibilidade.

Alunos do Projeto Ilídio Pinho: Diana Pinto, Pedro Pereira (9ºA); Adriana Sousa, Ana Monteiro, Luís Moreira, Mário Pacheco (9ºB); Daniel Almeida, Pedro Pacheco, Tânia Ribeiro (9ºC); Inês Ribeiro, Luís Morais e Sofia Gomes (9ºD).
 
Docentes responsáveis pelo projeto: Sónia Barreiras, Paula Pinto, Susana Gouveia,

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